TCC – dicas de elaboração I (TEMA/TÍTULO)

A disciplina de TCC é a consagração de um curso, onde o aluno registra conceitos, história e conhecimento de um determinado assunto que faz ligação a alguma disciplina ou tema abordado  do qual tem afinidade. Essa deveria ser no mínimo a melhor escolha, pois assim fica mais fácil de se defender uma ideia, já que é algo do qual se acredita.

Para a construção de um trabalho de conclusão de curso ou monografia, há vários livros sobre metodologia que mostram o caminho básico para a elaboração do texto, desde a capa, contra-capa, referências das imagens à referência bibliográfica. Como profissional da educação, e partir da experiência em orientações de  TCC e na construção pessoal de trabalhos realizados dessa natureza, aí vão algumas dicas  para a elaboração, baseada em alguns desses autores e orientações das quais tive a oportunidade de ter, que me foram valiozíssimas.

O tempo destinado ao TCC geralmente são dois semestres (para graduação), o primeiro dedicado para o tema, pesquisa de campo, agrupamento e coleta de dados, e no segundo, a descrição, redação e formatação do trabalho para defesa final.

Parece simples, mas não é. Se o aluno não seguir o passo a passo e se organizar, ficará muito complicado no final, e consequentente o resultado pode não ser satisfatório.

O primeiro passo é a escolha do tema. Geralmente o TCC é ofertado como  últimas disciplinas do curso, dando a oportunidade do aluno refletir sobre o que ja estudou, a aproximação de algum trabalho desenvolvido, alguma pesquisa ou afinidade a uma temática específica.  Buscas na internet sobre temas que interessam ao aluno também pode ajudar.

Uma das preocupações dos professores de TCC atualmente são as cópias indevidas ou CTRL C – CTRV. A facilidade de encontrar trabalhos prontos na internet aguça o desejo de algumas pessoas a “copiar e colar” textos, imagens, sem os devidos créditos. Isso é muito preocupante, o que leva os professores a terem um trabalho a mais de “garimpagem” a fim de orientar o/a aluno/a a seguir as normas éticas, dando o crédito aos respectivos autores.  É de suma importância citar a fonte, seja de um livro ou site, há de se colocar o nome do autor, a página, a data ,  acrescentando ainda o link e a data de acesso quando for de sites,blogs ou afins.

Tema ou título:

Deve ser um convite ao leitor para adentrar dentro do texto. Em apenas uma frase, ele direciona do que se trata o conteúdo do trabalho de forma sucinta, direta e clara.

Um  tema, voltado para o curso de Artes por exemplo poderia ser:  A obra Guernica de Pablo Picasso: leitura estética e histórica por vários sujeitos na exposição do museu X.

Bem, a delimitação do tema, nesse caso, direciona a uma determinada obra “Guernica de Pablo Picasso”.  Diz ainda que no trabalho terá uma leitura estética feita por vários sujeitos (que podem ser os visitantes da exposição X).  Entendendo que o pesquisador/aluno foi a esse local, observou as pessoas que estavam contemplando a obra e delas coletou informações. Pode-se imaginar também que o pesquisador/aluno além desses sujeitos, ele mesmo passa também a compor esse núcleo de sujeitos que fará uma leitura prévia da obra (estética e histórica), baseando-se em outros sujeitos/autores.  A partir do tema escolhido ou título (provisório)  fica mais fácil seguir em frente na construção paulatina do TCC. Isso não quer dizer que o título será o mesmo até o final do trabalho. O caminho, no decorrer da pesquisa, pode tomar outro rumo e o título pode sofrer modificações, mas a essência do que se quer pesquisar dá a oportunidade de juntar partes, tirar outras até o ajuste final.

A capa e contracapa

Como falamos de tema/título, acrescento a formatação da capa e contracapa -

No topo vem o nome da Universidade/Faculdade (centralizado), em seguida, no próximo parágrafo o Departamento do qual seu curso é vinculado, a seguir seu nome completo. Geralmente, usa-se a fonte arial ou times new roman. Uma vez utilizado uma fonte, será ela até as referências. Não pode-se variar. O tamanho dela para a capa/contracapa é de 14. Centraliza-se na folha o titulo do trabalho em maíusculas, NUNCA colorido, entre aspas ou ítalico. A fonte deve ser de cor preta. Na base vem o local e ano (centralizados). Na contracapa, reprete-se tudo, incluindo o recuo do centro à margem direita, entre o título e o local e data, as especificações do trabalho: “Trabalho de Conclusão de Curso I ou II, apresentado ao Departamento X, da Universidade/faculdade X, para obtenção da titulação de………..sob a orientação do/a professor/aX. Esses dizeres variam de uma universidade/faculdade, mas  o princípio é esse.

(Nome  fictício contido na capa e contracapa)

TCC (01) – exemplo de capa e contracapa

(Post seu comentário, caso esteja fazendo seu TCC, fique a vontade para fazer perguntas, assim que puder, darei o retorno aqui mesmo).

Até a próxima dica.

Att

Sonia

Leave a comment

9 Comments.

  1. Olá,
    Gostei do seu conteúdo, é de fácil entendimento. Estou iniciando a produção do meu tcc neste mês de agosto, sou graduanda em Administração e a disciplina que mais gostei durante o curso foi Marketing, porém sou totalmente contra o estilo de marketing que aprendi na faculdade, considerei muito agressivo e não agregava muito valor ao que se ofertava. Agora no final do curso descobri que existe um novo marketing “Inbound Marketing” e o considerei simplesmente perfeito. Vejo que ele agrega valor ao produto, te conscientiza a respeito de n” assuntos voltados aos seus interesses (através do marketing de conteúdo) e te deixa livre para fazer sua escolha. Então decidi que esse será o meu tema, estou encontrando dificuldade para definir o tema. Trabalho em uma escola de ensino privado na cidade de Palmas, To e penso que aplicar inbound marketing seria ideal para o fortalecimento da marca visto que a estrutura física não comporta uma quantidade maior de alunos. Agora te pergunto, seria mesmo interessante desenvolver esse tema direcionado a instituição (tenho espaço para fazer pesquisa caso necessário) visando somente o fortalecimento da marca para agregar valor ao serviço e consequentemente reduzir a quantidade de alunos por sala para aumentar a qualidade no ensino podendo assim cobrar maior valor na mensalidade onde os clientes acabarão não sentindo esse aumento em virtude do retorno obtido?
    Espero que eu não tenha atropelado as frases. Ah e aproveitando o meu tema, sugiro que acrescente botões de compartilhamento no seu site, caso tenha tempo para cuidar de todos o leads. Aguardo seu retorno.
    Obrigada!

  2. Olá Iara, será um prazer poder contribuir para sua pesquisa. Bem, se você já tem o espaço para desenvolvimento da dela, ótimo. Agora, tenha o cuidado de deixar claro que seus objetivos estão direcionados para alunos, que são sujeitos que buscam o aprendizado e conhecimento para a vida, e que o mais importante é a busca da qualidade do ensino. Vejo que isso é dito por você. A redução de alunos por sala, com certeza pode melhorar na qualidade do ensino, e isso ficando perceptível pela família, mesmo que haja um aumento da mensalidade, tendo resultados, creio que ela não será opositora ao projeto, pois o que podemos deixar de legado para os filhos é uma educação de qualidade.

    Apesar de não ter formação na area em questão, dei uma lida sobre o tema que propõe, que é “inbound marketing” e achei muito interessante.

    Para que possa definir seu tema, tente responder as seguintes questões: o que eu quero com meu trabalho? pra que eu quero? como vou desenvolver/realizar?
    Um outro ponto, pense num título provisório, e como tem um público específico, o que pretende fazer como estratégia para que esteja registrado no seu trabalho?
    e com várias perguntas a serem respondidas, chegue a uma central que deverá ao final ser respondida.
    O primeiro passo para a elaboração do Trabalho de Graduação acho que é a escolha do tema, e que comece pela introdução, contando como chegou ao tema escolhido. O que conter nela? Quais os passos que você seguiu dentro da formação até a escolha do tema. Porque escolheu esse tema e não outro? como se fosse um memorial.
    o segundo, que pode servir como norteador é a elaboração ou estruturação do sumário(mesmo que provisório). Assim, terá algumas direções para a escrita e desenvolvimento. Claro que pode mudar ao longo da escrita, mas um sumário provisório faz com que o pesquisador forme uma linha de pensamento sobre o trabalho.
    Abaixo exemplifico um sumário, seguindo mais ou menos o seu tema.
    SUMÁRIO
    1. Introdução (um memorial sobre sua trajetória até chegar ao tema escolhido, e a apresentação dos capítulos que se seguem)
    2. Objetivos (quais os objetivos principais do seu trabalho?)
    3. Justificativa (aqui, baseando até mesmo em autores com citações que complementem sua fala, você irá justificar o tema escolhido, chegando à pergunta principal que norteará seu trabalho)
    4. Metodologia (qual a metodologia escolhida para embasar sua pesquisa?, incluindo autores…exemplo: pesquisa-ação; qualitativa, etnográfica, etc.), entra também os autores que fundamentarão seu trabalho, que são os aportes teóricos.
    Capítulo I – contextualização do tema proposto (acho que nesse caso como escolhe “Inbound Marketing”, a sugestão é que busque autores que embasem o tema e possa explicar com suas palavras, fundamentando nesses, para que o leitor que não sabe o que é isso possa conhecer e se inteirar do assunto discutido a partir dos seus escritos)
    Capítulo II – nesse poderá falar do lugar de pesquisa, a instituição, o público-alvo pesquisado, os caminhos e as práticas, sempre pensando nos autores que embasarão e também o desenvolvimento do trabalho.
    Capítulo III – os resultados da pesquisa aplica ( os caminhos e resultados obtidos com a pesquisa – entram fotos, tabelas, gráficos, entrevistas, aplicação, etc.) – acho que pode pensar em entrevista com sujeitos que perpassam pela instituição, até mesmo os pais, pois eles serão os ‘clientes’ finais que embarcarão na proposta financeira de uma melhor qualidade no ensino, que implicará num aumento de valores (bem, entendi isso na sua explanação)
    - se tiver algum ponto relevante, pode destacar em um capítulo a mais.
    Ao final, a conclusão deve ser colocada com suas próprias palavras, sobre os resultados obtidos, o que deu certo, o que poderia ser diferente, se foi prazeroso fazer, se superou suas expectativas, como foi realizar essa pesquisa, enfim, são suas palavras sobre o trabalho.
    Ao final de tudo, as Referências, que devem (assim como todo o trabalho) seguir as normas da ABNT. Lembrando sempre de seguir as normas quanto a citação de textos, colocando as devidas referências dos autores, dos sites, etc.
    Espero ter contribuído de alguma forma com a organização de ideias. Fique a vontade para conversarmos sobre o assunto, e qualquer dúvida que eu possa esclarecer, auxiliando de alguma com alguma contribuição,, será um prazer, se estiver ao meu alcance. Quando estiver com o trabalho escrito, desenvolvido, por favor, compartilhe conosco para que possamos conhecer os seus resultados. Ficaremos felizes em divulgar.
    Grande abraço
    Sonia Ferreira

  3. Uau!
    Adorei as dicas, vou estudar criteriosamente cada topico. Depois compartilho meu crescimento aplicando o que aprendi aqui.

    Até breve.

  4. De Facto o trabalho acima referenciado e bom so gostarias de acrestar que a delimtacao do tema nao se confina em basear-se numa obra somente a situacao de devmos nos direcionar ao objecto tendo em conta o estpaco no tempo. porque mesmo esses leitores e analistas ate hoje fazem e se nao se ter cuidado pode as abordagem criar situacoes de desparidade na discussao

  5. Oi Sônia,
    No post no link abaixo está a minha pesquisa, sempre que leio vejo erros gritantes e coisas que eu poderia melhorar. É o meu primeiro trabalho científico e penso que melhores virão.
    Más já estou muito feliz com esse primeiro passo.
    Obrigada por seus conselhos.
    Não sei qual é a nossa relação carmica mas gostei de conhecê-la. Agora é hora de produzir conteúdos e alcançar as muitas mulheres empreendedoras que sonham em desenvolver seus dons sem sair de casa.

    http://iaraneres.com.br/tcc-inbound-marketing-escola/

  6. Ah, o tcc está na ultima linha destcado de vermelho como Inbound Marketing.

  7. Débora Oliveira Brilhante da Costa

    Oi Sônia!!
    No no 7º período de Ciências Contábeis e o professor pediu que confeccionássemos um prévia do TCC que será efetuado no próximo período. Um assunto que muito me agrada é “BALANÇO SOCIAL”, mas estou com dificuldades de delimitar o tema.
    Pode me dar alguma dica?

    Desde já, agradeço
    DÉBORA

  8. Olá boa noite, achei este site fazendo uma pesquisa de tema ou titulo..
    achei muito interessante nas colocações diretamente ao projeto apresentado pelo formando.

    Bem, estou me formando em Lic de Química, porém meio confuso na escolha de tema e título.
    exemplo, meu trabalho de pesquisa e voltado ao ensino de química
    utilizando o blog..poderia me ajudar

  9. A disciplina de TCC é uma das mais importantes do curso, onde você irá colocar a prova tudo o que aprendeu no semestre.

Leave a Reply


[ Ctrl + Enter ]