Vai uma dica ai: Revolta da Vacina

Revolta da Vacina

Fonte da imagem: Publicado por Malu Lopes- Disponível em: http://maallulopes.blogspot.com/

A Revolta da vacina aconteceu entre 10 a 16 de novembro de 1902, no Rio de Janeiro. Ccomeçou por causa da campanha de vacinação obrigatória contra Varíola feita por Oswaldo cruz, no período republicano do Brasil.

Naquela época ( século XX) o Rio de Janeiro tinha muitos problemas urbanos, comoa  falta de saneamento básico, falta de limpeza nas ruas, despejo de resíduo em locais indevidos, por isso,  muitas doenças eram populares, como: tuberculose, sarampo, tifo, hanseníase, que geravam epidemias constantes. Algumas epidemias populares  que estavam se alastrando  era a febre amarela, varíola e a peste bubônica.

Por esse grande nível de doenças, o presidente da época Rodrigues Alves, ordenou ao prefeito Pereira Passos e ao médico Oswaldo Cruz a colocarem em prática um projeto sanitário para erradicar as doenças.

Então, foi colocada em prática  a reforma urbana, chamada de “BOTA BAIXO”  em lugares sujos e precários, demoliram os velhos prédios, e deram lugares para grandes avenidas e jardins, além de instalarem o saneamento básico e a limpeza da cidade. A população de baixa renda  foram obrigadas a sair de suas  casas a força,  o que as levou a se instalarem em morros e periferias, iniciando a formação das “grandes” favelas do Rio de Janeiro.

Naquela época,  Oswaldo cruz assumiu a  direção geral da saúde publica, criou brigadas mata mosquito, organizou grupo de funcionários para iram as casas desinfectar e exterminar o mosquito transmissor da febre amarela, também fez campanha de extermínio de ratos ( transmissores peste bubônica), desintectando a cidade com  raticida.

A população,  ao invés de estar do lado do governo, se revoltou contra essas medidas, como se descreve nesse trecho da manchete de um jornal. “ Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados a pedradas. Destruição de fachadas de edifício públicos e privados, árvores derrubadas e o povo do Rio de Janeiro revoltado contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo cruz (14 novembro de 1904).”  Como se pode ver,  não teve uma resposta boa da população, que no dia 10 de novembro começou manifestação estudantil, que foi tomando maiores dimensões, e  no dia 12 seguinte,  houve  outra manifestação em frente a ao Palácio do catete ( a sede do Governo federal da época). A população travara um batalha contra o governo.

A reação popular fez com que o governo desse uma parada com a obrigatoriedade da vacina e declarou estado de sítio no dia 16 de novembro, assim a rebelião pode ser contida. Muitas pessoas foram presas, depois de controlar a situação,  a obrigatoriedade foi feita novamente, e pouco tempo depois a varíola foi erradicada.

fontes (textos e imagens): http://vacinar.net/site/historia-da-vacina.php,http://maallulopes.blogspot.com


(Por: Catharina)

Leave a comment

0 Comments.

Leave a Reply


[ Ctrl + Enter ]