#Vai uma dica ai – Parabola

Mas afinal, oque é a parábola? Muito cuidado não estamos falando daquele gráfico em forma de u de matemática ainda não, é sim de uma figura de estilo do português, a parábola, que é uma narrativa curta,que muitas vezes se confunde com fabula, mas,ela tem caracteristica própria de utilizar de situações e pessoas para comparar a ficção com realidade,através dessa analogia, fornecer uma lição (implícita ou explicita) , com uma moral da historia com intuito de transmitir uma sabedoria (ética).

Exemplo extraído do site Gambare (gambare.uol.com.br):

O exemplo do tigre
Uma história sobre a comodidade e o conformismo
por Redação Gambare!
04.03.2008

”Um homem vinha caminhando pela floresta, quando viu uma raposa que perdera as pernas. Perguntou-se como ela faria para sobreviver. Viu, então, um tigre aproximando-se com um animal abatido na boca. O tigre saciou a própria fome e deixou o resto da presa para a raposa.

No dia seguinte, o tigre alimentou a raposa novamente. O homem maravilhou-se com a grandiosidade de Deus, que usava o tigre para ajudar outro animal. Disse a si mesmo: “Também eu irei me recolher em um canto, com plena confiança em Deus. E ele há de prover tudo de que eu precisar.”
Assim fez. Mas, durante muitos dias, nada aconteceu. Estava já quase às portas da morte, quando ouviu uma voz:

- Ó, tu que estás no caminho do erro, abre os olhos para a verdade! Segue o exemplo do tigre e pára de imitar a raposa aleijada.”

Parábola extraída do livro AS MAIS BELAS PARÁBOLAS DE TODOS OS TEMPOS – Volume 2, Alexandre Rangel, Editora Leitura

Leave a comment

0 Comments.

Leave a Reply


[ Ctrl + Enter ]