TCC – dicas de elaboração I (TEMA/TÍTULO)

A disciplina de TCC é a consagração de um curso, onde o aluno registra conceitos, história e conhecimento de um determinado assunto que faz ligação a alguma disciplina ou tema abordado  do qual tem afinidade. Essa deveria ser no mínimo a melhor escolha, pois assim fica mais fácil de se defender uma ideia, já que é algo do qual se acredita.

Para a construção de um trabalho de conclusão de curso ou monografia, há vários livros sobre metodologia que mostram o caminho básico para a elaboração do texto, desde a capa, contra-capa, referências das imagens à referência bibliográfica. Como profissional da educação, e partir da experiência em orientações de  TCC e na construção pessoal de trabalhos realizados dessa natureza, aí vão algumas dicas  para a elaboração, baseada em alguns desses autores e orientações das quais tive a oportunidade de ter, que me foram valiozíssimas.

O tempo destinado ao TCC geralmente são dois semestres (para graduação), o primeiro dedicado para o tema, pesquisa de campo, agrupamento e coleta de dados, e no segundo, a descrição, redação e formatação do trabalho para defesa final.

Parece simples, mas não é. Se o aluno não seguir o passo a passo e se organizar, ficará muito complicado no final, e consequentente o resultado pode não ser satisfatório.

O primeiro passo é a escolha do tema. Geralmente o TCC é ofertado como  últimas disciplinas do curso, dando a oportunidade do aluno refletir sobre o que ja estudou, a aproximação de algum trabalho desenvolvido, alguma pesquisa ou afinidade a uma temática específica.  Buscas na internet sobre temas que interessam ao aluno também pode ajudar.

Uma das preocupações dos professores de TCC atualmente são as cópias indevidas ou CTRL C – CTRV. A facilidade de encontrar trabalhos prontos na internet aguça o desejo de algumas pessoas a “copiar e colar” textos, imagens, sem os devidos créditos. Isso é muito preocupante, o que leva os professores a terem um trabalho a mais de “garimpagem” a fim de orientar o/a aluno/a a seguir as normas éticas, dando o crédito aos respectivos autores.  É de suma importância citar a fonte, seja de um livro ou site, há de se colocar o nome do autor, a página, a data ,  acrescentando ainda o link e a data de acesso quando for de sites,blogs ou afins.

Tema ou título:

Deve ser um convite ao leitor para adentrar dentro do texto. Em apenas uma frase, ele direciona do que se trata o conteúdo do trabalho de forma sucinta, direta e clara.

Um  tema, voltado para o curso de Artes por exemplo poderia ser:  A obra Guernica de Pablo Picasso: leitura estética e histórica por vários sujeitos na exposição do museu X.

Bem, a delimitação do tema, nesse caso, direciona a uma determinada obra “Guernica de Pablo Picasso”.  Diz ainda que no trabalho terá uma leitura estética feita por vários sujeitos (que podem ser os visitantes da exposição X).  Entendendo que o pesquisador/aluno foi a esse local, observou as pessoas que estavam contemplando a obra e delas coletou informações. Pode-se imaginar também que o pesquisador/aluno além desses sujeitos, ele mesmo passa também a compor esse núcleo de sujeitos que fará uma leitura prévia da obra (estética e histórica), baseando-se em outros sujeitos/autores.  A partir do tema escolhido ou título (provisório)  fica mais fácil seguir em frente na construção paulatina do TCC. Isso não quer dizer que o título será o mesmo até o final do trabalho. O caminho, no decorrer da pesquisa, pode tomar outro rumo e o título pode sofrer modificações, mas a essência do que se quer pesquisar dá a oportunidade de juntar partes, tirar outras até o ajuste final.

A capa e contracapa

Como falamos de tema/título, acrescento a formatação da capa e contracapa -

No topo vem o nome da Universidade/Faculdade (centralizado), em seguida, no próximo parágrafo o Departamento do qual seu curso é vinculado, a seguir seu nome completo. Geralmente, usa-se a fonte arial ou times new roman. Uma vez utilizado uma fonte, será ela até as referências. Não pode-se variar. O tamanho dela para a capa/contracapa é de 14. Centraliza-se na folha o titulo do trabalho em maíusculas, NUNCA colorido, entre aspas ou ítalico. A fonte deve ser de cor preta. Na base vem o local e ano (centralizados). Na contracapa, reprete-se tudo, incluindo o recuo do centro à margem direita, entre o título e o local e data, as especificações do trabalho: “Trabalho de Conclusão de Curso I ou II, apresentado ao Departamento X, da Universidade/faculdade X, para obtenção da titulação de………..sob a orientação do/a professor/aX. Esses dizeres variam de uma universidade/faculdade, mas  o princípio é esse.

(Nome  fictício contido na capa e contracapa)

TCC (01) – exemplo de capa e contracapa

(Post seu comentário, caso esteja fazendo seu TCC, fique a vontade para fazer perguntas, assim que puder, darei o retorno aqui mesmo).

Até a próxima dica.

Att

Sonia